| Espaço para publicações de traduções e transcriações sobre transcinemas |

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cinema Expandido - O Cinema Sinestésico

CINEMA SINESTÉSICO

"O cinema sinestésico é um espaço-tempo contínuo. Não é subjetivo, objetivo ou não objetivo, mas tudo isto combinado: isto é para dizer, extra-objetivo. Sinestesia é a harmonia do diferente ou de impulsos opostos produzidos por um trabalho de arte. Significa a percepção simultânea da harmonia dos opostos.


Diante disto, ao tratarmos da questão da hibridização o cinema sinestésico pode ser levado em consideração, pois é um código composto por intersecções entre diferentes meios, são entre imagens que dispõem das características e especificidades de um meio para se constituir, mas que se manifestam de outra forma, como podemos observar por exemplo em uma inter-relação entre real e virtual."


“Não por acaso fala-se tanto hoje em sinestesia – a música é visual, a escultura é líquida ou gasosa, o vídeo é processual, a literatura é hipermídia, o teatro é virtual, o cinema é eletrônico, a televisão é digital”


>>tradução livre do livro Cinema Expandido de Gene Youngblood (1970) // trechos retirados de diferentes partes do livro, acerca do conceito de cinema sinestésico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário